domingo, 27 de abril de 2008

11º... rumo a 27 de Julho



Treino intervalado de PMA conforme plano e de acordo com a minha sensação de que precisava de aumentar a intensidade para equilibrar o endurance baixo das saidas de média distância.
Desta vez aproveitei o terreno acidentado do parque do Monsanto para fazer este treino de intensidade. O facto de fazer sempre este tipo de treino indoor levou-me a fadiga maior da que esperava, em todo o caso o facto de se conseguir combinar treino intervalado com fartlek aumenta os benefício deste tipo de saida.

terça-feira, 22 de abril de 2008

9º e 10º.... rumo a 27 de Julho

Esta semana foi um desastre, não consegui treinar o que tinha planeado, o diluvio que se viveu não ajudou... melhores dias virão.
Sexta feira aproveitei para fazer um treino indoor à hora de almoço. O objectivo era fazer alguma readaptação aos aerobars bem como fazer alguma hipervelocidade intercalada com one leged drills, oscilando a FC entre os 80 e os 90% da PMA.
Ao fim da tarde aproveitei para fazer uma saida na estrada rumo a Sintra e Guincho. 3 horas de treino em me senti muito bem e depois muito mal. Esta saida dividiu-se em 2 momentos. As 1as 2 horas em que consegui fazer ITde força e velocidade com alguns sprints pelo meio... e a 3 hora em que "arrastei" para casa em hipoglicémia.
Optimismos de quem momentaneamente se esqueceu que uma semana quase parado são 2 para traz!

8º .... rumo a 27 de Julho

No rescaldo da saida dos 300 kms o objectivo era fazer uma sessão indoor sem grande intensidade apenas com o objectivo de fazer alguma velocidade com alguns, poucos, picos de hipervelocidade.
Um treino fácil ainda em período de recuperação em que senti algum cansaço muscular.
Dei especial atenção a uma sessão extra longa de alongamento no fim do treino.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

7º .... rumo a 27 de Julho,


Este sábado foi dia de fazer um saida longa, já a pensar na adaptação a distâncias mais longas . Foram cerca de 12 horas nas quais percorri 300 km, a uma FCM de 123, num trajecto que me levou de Lx->Fátima-> Batalha-> Lx
Tinha 2 objectivos
  1. Fazer um treino em endurance baixo que me permitisse fazer 300 km com o mínimo de desgaste possível
  2. Reconhecer o trajecto Batalha-> Lisboa
À partida pensava fazer uma média de -+ 25 km com uma FCM 132/135. Acabei por andar mais devagar e fazer uma FCM muito baixa o que me por uma lado me deixou satisfeito pois sei que nem sempre se tem paciência para cumprir o plano durante tantas horas.
Em 12 horas nem sempre é fácil tirar conclusões pois temos muitos estados de espírito e diferentes sensações. Em todo o caso registo algumas:
  • 1ª vez que andei de aerobars este ano, tive oportunidade de fazer pequenos ajustes.
  • Experimentei uns sapatos novos, embora muitos mais rígidos que os habituais deixaram uma boa sensação... um assunto a seguir.
  • A esta FCM pude alimentar-me convenientemente, perdi apenas 100 gramas, o que foi excelente.
  • A FCM embora tenha sido bastante baixa o facto de ter feito a distância com alguma facilidade deu-me confiança para me ir aproximando lentamente da velocidade média que procuro.
  • Tenho que ter muito cuidado com as estradas empedradas pois provocam um desgaste brutal depois de muitos kms... arranjar alternativa ao belo empedrado de VFX.
  • Não ter ilusões. Após uma saida destas tenho que consagrar 3/4 dias a descansar pois os músculos ficam bastantes desgastados.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

6º .... rumo a 27 de Julho,


Treino indoor apenas com o intuito de rolar um pouco em velocidade. Foi uma semana de recuperação de um treino longo e de preparação para outro. Vamos ver se opção de sexta feira foi inteligente ou nem tanto...

5º .... rumo a 27 de Julho


Uma semana a chover, aproveitei para fazer mais treino indoor. O objectivo era fazer um treino fraccionado perto do limiar anaeróbio, preveligiando a força. Sendo 4ª ainda senti algum cansaço muscular da saida de Domingo embora do ponto de vista cardio-vascular me sentisse muito bem.
A acreditar na previsão meteorologica esta será semana indoor com uma saida grande no fim de semana.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

4º .... rumo a 27 de Julho,


No Domingo acabei por antecipar um treino que queria fazer - percorrer parte do trajecto que penso vir a fazer entre o Porto e Lisbooa.
Esta saída tinha 3 objectivos; fazer horas em endurance baixo; realizar uma média entre 27,2, e 27,5 km/h; Reconhecer o trajecto.
O objectivo do endurance baixo, 7:30, foi alcançado ainda assim a minha FC de 150 não me agradou totalmente pois nesta FC gasto +- 950 kcal/h o que ainda é muito e coloca problemas na reposição... tenho que tentar conseguir aproximar este valor das 900 kcal/h tentando descer a FC 5/6 BC.
O objectivo da média foi milimetricamente conseguido, foi excelente. Durante todo o trajecto nunca olhei para o valor da média e fiquei espantado pela exactidão. Ainda assim as condições do dia não ajudaram muito pois tive sempre vento contra desde o Porto piorando à medida que me aproximei de LX. Ainda cheguei a pensar vir até Lx mas o vento estava a piorar e decidi manter o plano... Antevendo o dia de hoje que está um temporal de vento e chuva.
O objectivo de reconhecimento do trajecto relevou-se uma surpresa. Já sabia que em autonomia mais do que os Kms, o tempo passado na bicicleta deixa as suas marcas especialmente nos aspectos alimentares. O perfil deste troço pareceu-me mais acidentado do que estava à espera, especialmente de Coimbra para baixo. Esta foi a maior surpresa pois estou mais habituado às estradas do sul, claramente mais rolantes, ainda assim o que mais me preocupa é o mau estado da estrada e a quantidade de "malucos" em excesso de velocidade....
Hoje e amanhã há que descansar

3º .... rumo a 27 de Julho,


Este treino indoor tinha como objectivo fazer recuperação activa na sequência do treino difícil da sessão anterior, sem grandes preocupações, excepto a de manter a FC na zona de endurance baixo procurando manter uma cadência relativamente alta por forma a descomprimir um pouco.
Ainda assim ainda tive uns momentos de entusiasmo, pouco inteligentes, que levaram a minha FC a níveis pouco interessantes, talvez por isso não tenha resultado tão bem como esperado

quinta-feira, 3 de abril de 2008

2º .... rumo a 27 de Julho,


Hoje tinha programado um treino na sequência do anterior, desta vez na estrada.

O objectivo seria fazer sensivelmente 1:45min (60 kms) (Benfica-Cascais-Benfica) no limiar
anaeróbico (173-176 BPM)
Para efectuar este tipo esforço preciso sempre de alguma preparação mental e obviamente de estar estar um bocadinho em sobrecompensação.
Se bem que este tipo de treino se afaste um pouco do treino em endurance baixo que será a maior competente dos próximos 4 meses, permite assegurar uma tolerância ao acido láctico e tentar aumentar a capacidade de consumo de oxigénio durante o exercício.
Foi um treino difícil, muito trânsito na marginal, algum vento lateral, um furo, mas globalmente foi bom. Foi a 1ª vez este ano que na estrada andei consistentemente a durante tanto tempo em FC tão elevadas. Eu que gosto pouco de cadências baixas este tipo de saida obriga-me a trabalhar um pouco em força, para não disparar a FC. A força claramente é algo a continuar a trabalhar no indoor nos próximos tempos.
Agora segue-se um indoor amanhã de recuperação activa... para ver se domingo há condições para mais um treino.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

1º .... até dia 27 de Julho,



De hoje em diante espero ter... disponibilidade... para aqui colocar os treinos dos 4 meses que antecedem o meu Portugal na Vertical.
Hoje fiz uma sessão de bicicleta estática. (+-45min)
O objectivo era fazer uma sessão de treino intervalado acima do limiar anaeróbio, pois tenho andado maioritariamente em modo endurance e sentia que já fazia falta alguma intensidade cardiovascular. Acho que foi um bom treino para sair do modo "diesel" das saidas de 3 horas que tenho vindo a fazer com frequência.
Optei por fazer "one legded drills" seguido de sprint de 25/30'' em hiper-rotação. Consegui fazer uma sessão técnica visando a melhoria do movimento e simultaneamente um trabalho cardiovascular de intensidade alta. Engraçado ver como a recuperação se vai deteriorando à medida que o Nº de repetições aumenta.

Acerca de mim

A minha foto
Pedalando por aí... de preferência em estradas sem buracos... de preferência... sozinho... ou bem acompanhado. 2008 = Portugal na Vertical - Viana do Castelo Sagres Non Stop foi a 27 de Julho. Em 2009 lá fui eu outra vez... Portugal na Vertical 2ª edição. Em 2010 não há 2 sem 3 lá se fez o Portugal na Vertical + os Brevets do ACP rumo ao PBP 2011 Em 2011 = Randonneurs Portugal e o PBP 2011 em Agosto. 2012- We will see...