sábado, 17 de maio de 2008

20º... rumo a 27 de Julho

Este treino foi um não treino... foi um passeio descontraido com o meu quadro novo.
Foram 35km no Monsanto, novas sensações numa bicicleta estranhamente diferente...

20º... rumo a 27 de Julho

Carnide Cascais Carnide. Mais um treino de intensidade desta vez um pouco cansado... uma FCM de 152 com a mesma média (32) do anterior treino este com FCM 162, cadencia média exactamente igual Estas variações só provam que somos adaptáveis e que nem sempre aquilo que parece é.
Continuo a exagerar um pouco da força agora que troquei definitivamente os 39 pelos 53. O facto de não gostar de pedalar em força deve estar a contribuir para este exagero.

19º... rumo a 27 de Julho

Treino indoor de intensidade de FCM 162 <10 BC do limiar anaeróbio.
Basicamente fiz intervalos de "one legded drills"... com o objectivo de melhorar a técnica de pedalar e fazer trabalho de força....dai os intervalos serem um pouco irregulares. Tenho de melhorar este aspecto mas as recuperações são mais difíceis.

18º... rumo a 27 de Julho


Carnide Cascais e regresso. Mais um treino em intensidade embora o transito de final de dia tenha dificultado.
Continuo a adaptação à pedaleira 53. Embora seja simpático ver as médias a aumentar o meu foco é perceber se o treino de força que fiz tem dado resultado.
O facto da cadencia média estar nas 75 neste tipo de treino indica-me que tenho que tenho de optar por cadencias um pouco mais rápidas pois não quero a 2 meses e 2 semanas começar a diminuir as minhas cadências "normais"(+- 95) perdendo alguma flexibilidade.

17º... rumo a 27 de Julho

Treino indoor de intensidade a <10 do meu limiar anaeróbio. Ao contrário do que geralmente faço, optei por não fazer treino intervalado para trazer alguma "surpresa" ao organismo.
Importante é ter noção do dispêndio importante de energia destes tipos de esforços -+ 1200 kcal... pelo que há que repor.
Continuo a tentar aumentar a intensidade dos meus treinos quer na bicicleta quer indoor.

16º... rumo a 27 de Julho

Trajecto Odeceixe-> Lisboa.
Os objectivos eram os mesmos do dia anterior.
Este treino foi bastante desmotivador pois saímos com muito vento de NW. Durante os primeiros 50 km vim com o Simões mas acabámos por nos separar, vínhamos com pouca paciência e claramente somos moços do andar sozinhos pelo que resolvemos encontrarmos-nos em Setúbal.
Foi um treino muito pouco interessante com uma FCM de 132 e uma Vel média de 26,3, o que me deixou bastante apreensivo e sem perceber muito bem a razão de tão fraca prestação, pois estava sem grande cansaço aparente.
É verdade que o vento contra tornava quase inviável rodar a mais de 29/30 km sem que a FC subisse para os 160... mas...
O aspecto mais positivo foram as 8 horas de aerobars em que pude perceber que a adaptação está boa nestes percursos planos.

15º... rumo a 27 de Julho

Tinha no meu plano de treino efectuar 2 x 200 kms(em dias sucessivos) e assim foi no Sábado saimos para fazer o 1º trajecto Lisboa- > Odeceixe .... acho que já conheço esta parte do trajecto bemzito.
  • O 1º objectivo era acumular kms a uma intensidade semelhante à que pretendo fazer no PT na vertical.
  • O 2º objectivo era fazer os 190 km a uma FC entre 140 e 145 mantendo uma média próxima dos 28 km/h e assim foi.
  • O 3º objectivo era alimentar-me o melhor possível, de alguma forma simulando o que pretendo depois fazer...Senti algum enfartamento pois não estou habituado a comer tanto em cima da bicicleta.
  1. A FCR após 6:40 foi boa situou-se nos 21 BPM.
  2. Outro aspecto que me tem chamado à atenção é a cadência, não vou inventar a roda e vou seguir as cadências médias de quem pedala ultradistâncias 75/80. Nesta saida foi 75.
  3. A tecnologia também ajuda e percebi que pedalei cerca de 13%(24 km) em roda livre, o que é bom, pois fiz um esforço de poupança e economia

quinta-feira, 8 de maio de 2008

14º... rumo a 27 de Julho

Treino de intensidade em percurso plano. O objectivo tem sido aumentar um pouco a intensidade e o volume do treino no sentido de procurar aumentar a potência, foi um treino do qual resultaram algumas mazelas musculares, pelo que 2 dias de descanso estão agora na agenda.

13º... rumo a 27 de Julho

Treino intervalado Força e velocidade em percurso plano, procurando a transição para a pedaleira 53 de forma a conseguir lentamente aumentar o potência com cadências um pouco mais baixas +- 80/85 rpm.
O polar continua "off" pelo que treinei com a base na percepção de esforço.

12º... rumo a 27 de Julho

Treino no meu trajecto preferido LX-Guincho-Sintra-LX. Desta vez o monitor cardíaco deixou de funcionar... realmente a Polar tem destas coisas!!!.
Foi um treino intervalado de força e velocidade.. mais força.
Tenho-me vindo a aperceber que embora este trajecto tenha uma ortografia propicia Ao fim de 3 horas registo algum desgaste muscular, pelo que provavelmente tenho nesta fase que passar o IT para sessões de +- 2 horas, para evitar acumular fadiga que me impede de treinar intensidade convenientemente.

Acerca de mim

A minha foto
Pedalando por aí... de preferência em estradas sem buracos... de preferência... sozinho... ou bem acompanhado. 2008 = Portugal na Vertical - Viana do Castelo Sagres Non Stop foi a 27 de Julho. Em 2009 lá fui eu outra vez... Portugal na Vertical 2ª edição. Em 2010 não há 2 sem 3 lá se fez o Portugal na Vertical + os Brevets do ACP rumo ao PBP 2011 Em 2011 = Randonneurs Portugal e o PBP 2011 em Agosto. 2012- We will see...